The Chrysler Minivan Fan Club Forums banner

Partida remota funciona, girar a chave manualmente - não. Tem erro B2101. TIPM ou WIN com defeito?

7.8K views 3 replies 2 participants last post by  jve  
#1 ·
Olá.

Eu tenho um problema bem publicado em que meu carro não dá a partida quando eu giro a chave para a posição START. Tudo funciona normalmente até START - as luzes do painel acendem e a partida remota também funciona perfeitamente.

Por um ano ou mais, funcionou intermitentemente - eu podia girar a chave algumas vezes até que desse a partida. A taxa de sucesso foi melhor se eu empurrasse a chave um pouco para a borda direita/superior. Agora não dá a partida ao girar a chave, não importa o quanto eu tente.

Estou ciente dos problemas do módulo WIN de 1ª geração, onde os contatos têm uma conexão ruim - eu desmontei meu módulo WIN, só para descobrir que tenho um módulo de 3ª geração - sim, meu Chrysler 2009 T&C 4.0L teve um recall desta unidade [1] e recebeu um módulo mais novo que tem um design melhor (ele tem transistores ópticos lá que detectam a posição da chave e não mais contatos físicos).

Esses transistores ópticos estão funcionando corretamente - ao inspecionar as mensagens CAN, o software me relata corretamente quando a chave está na posição START - então, até este momento, está OK.

Mas eu tenho o seguinte erro:
B2101 - CIRCUITO DE ENTRADA DE IGNIÇÃO RUN/START BAIXO

Eu quero localizar se WIN ou TIPM está com defeito.

Suspeito que seja o fio PNK/WHT (IGN RUN-START) que sai do módulo WIN para o TIPM e o TIPM pode relatar esse erro. Eu realmente medi qual é a voltagem lá, mas gostaria de perguntar qual seria a voltagem esperada neste fio? Eu medi no lado do módulo WIN, a voltagem em IGN RUN-START muda ao mudar as posições da chave. Quando na posição ON, ele salta de (esqueci o valor, era <10V) para 11,5V. Quando na posição START, ele não muda e permanece o mesmo - 11,5V. Ele deve mudar entre ON e START? Ele deve ser mais alto?

Eu tenho várias perguntas em mente:
  • 11,5V é muito baixo?
  • Se 11,5V for suficiente, talvez o chicote esteja ruim e eu deva verificar no lado do TIPM se ainda há ~11,5V.
  • E se eu encontrar 11,5V no lado do TIPM - talvez DENTRO do próprio TIPM haja um problema que ele acha que a voltagem é muito baixa?
Outra pergunta: Como encontro o fio PNK/WHT (IGN RUN-START) se eu o procurar no TIPM? Muitos conectores lá, muitos chicotes de fios. Algum diagrama/pinagem disponível?

Então, talvez alguém possa lançar uma luz?

Idealmente, uma oficina de reparo de eletrônicos poderia reparar o TIPM ou WIN, menos ideal, mas também OK se eu souber o que comprar e mudar.

[1] chrysler.com/universal/webselfservice/pdf/R03.pdf

Attachments

#2 ·
Ok, descobriu-se que era a fiação - basicamente do lado do TIPM (TIPM é um módulo abaixo/integrado com a sua caixa de fusíveis) - não detectou os 11,5V. Quando consertei o fio, começou a funcionar - 11,5V é suficiente para este sinal e resolve o problema "B2101 - CIRCUITO DE ENTRADA DE PARTIDA/IGNIÇÃO BAIXO"! Agora meu carro volta a dar partida com a chave :)

Algumas fotos

Desconectado este conector do TIPM:

Image

Conector removido do TIPM. Na borda, diz "1". Outros conectores tinham valores diferentes.

Módulo WIN - fio rosa/branco - IGN (RUN-START). Meu carro tem 11,5V para a posição ON e START e algo menos para a posição ACC. O sinal está sendo ENVIADO deste lugar.
Image

O fio quebrado no conector do TIPM. Sinal de ENTRADA aqui no TIPM.
Image

A propósito, a excelente sequência de inicialização está escrita em www.underhoodservice.com/tech-tip-servicing-a-malfunctioning-automotive-ignition-switch/ - para um carro diferente, mas parece suficientemente semelhante para a Chrysler - pelo menos algumas partes que li sobre a chrysler em outros lugares combinam muito bem.

Esta é uma descrição passo a passo de como dar partida no Avenger com a chave:
Observação: Algumas dessas etapas são virtualmente simultâneas.
1. Chave inserida no cilindro da fechadura de ignição e girada para dar partida (e depois deixada em funcionamento), as redes CAN ficam ativas.
2. O WCM se comunica com o transponder da chave e confirma os dados válidos do código da chave.
3. A chave de ignição fornece tensão da bateria comutada ao WCM e ao TIPM no circuito F20.
4. O WCM monitora a posição da chave de ignição por meio de uma alteração de tensão no circuito G20 MUX.
5. O WCM transmite a mensagem de posição da chave de ignição e “ok para dar partida/roubo” via CAN IHS para o TIPM e outros módulos, os acessórios podem operar.
6. O TIPM fornece alimentação de ignição PCM em até três terminais, dependendo da posição da chave de ignição transmitida.
7. O TIPM fornece 12 volts no circuito de solicitação do motor de partida C3.
8. O PCM aterrando o controle do relé de desligamento automático (manterá ligado por cerca de 2 segundos sem sinal de rpm).
9. O PCM monitora a posição da transmissão/interruptor da embreagem, controle eletrônico do acelerador e status de roubo via barramento CAN C.
10. Se a passagem de inibição do motor de partida do PCM, o PCM aterrará o circuito C3.
11. O TIPM fornece tensão ao solenóide do motor de partida no circuito T750, o solenóide do motor de partida engata, o motor de partida aciona o motor.
12. O motor dá partida, o PCM detecta a transferência de rpm para funcionamento, remove o aterramento no circuito C3.
13. O TIPM remove a tensão do solenóide do motor de partida no circuito T750.
Dando partida no Avenger com o botão de partida remota:
1. O botão do fob de partida remota é pressionado duas vezes.
2. O WCM recebe e valida o sinal, as redes CAN ficam ativas.
3. O WCM envia a solicitação de partida remota via CAN IHS, apenas acessórios limitados são permitidos.
4. O TIPM fornece alimentação de ignição PCM.
5. O TIPM fornece 12 volts no circuito de solicitação do motor de partida C3.
6. O PCM aterrando o controle do relé de desligamento automático (manterá ligado por cerca de 2 segundos sem sinal de rpm).
7. O CCN (nó do compartimento da cabine) relata o status da trava da porta, porta entreaberta, capô entreaberto e nível de combustível via CAN IHS.
8. O PCM monitora a posição da transmissão/interruptor da embreagem, controle eletrônico do acelerador, status MIL e interruptor do freio.
9. Se a passagem de inibição do motor de partida do PCM, o PCM aterrará o circuito C3.
10. O TIPM fornece tensão ao solenóide do motor de partida no circuito T750, o solenóide do motor de partida engata, o motor de partida aciona o motor.
11. O motor dá partida, o PCM detecta a transferência de rpm para funcionamento, remove o aterramento no circuito C3.
12. O TIPM remove a tensão do solenóide do motor de partida no circuito T750.
13. O PCM permitirá a operação do motor por 15 minutos, desligará o motor se o status da porta, capô ou interruptor do freio mudar.
Para continuar na operação normal sem desligar o veículo:
14. O operador pode entrar no veículo em funcionamento com um comando de destravamento do fob válido e inserir a chave na ignição e girar para funcionar.
15. A chave de ignição fornece tensão da bateria comutada ao WCM e ao TIPM no circuito F20.
16. O WCM monitora a posição da chave de ignição por meio de uma alteração de tensão no circuito G20 MUX.
17. O WCM envia a mensagem de posição da chave de ignição e “ok para dar partida/roubo” via CAN IHS para o TIPM e outros módulos, o veículo e os acessórios podem operar normalmente.

Attachments

#3 ·
Eu tinha procurado os procedimentos de diagnóstico antes de ver sua segunda postagem onde você havia resolvido o problema. Postando para outros com problemas semelhantes. O guia que você deve usar é o do módulo em que o código foi encontrado.

Attachments

#4 ·
Eu tinha pesquisado os procedimentos de diagnóstico antes de ver sua segunda postagem onde você havia resolvido. Postando para outros com problemas semelhantes. O guia que você deve usar é o do módulo em que o código foi encontrado.
Muito obrigado.

Eu esqueci qual módulo eu tinha esse erro, acho que o módulo WIN relatou. De acordo com essas instruções, eu deveria ter "Substituído a chave de ignição". :) Feliz por não ter substituído coisas por toda parte, nenhuma das quais teria ajudado.

P.S. Se eu tivesse acesso à ferramenta de diagnóstico adequada antes, eu não teria precisado perder tempo desmontando o módulo WIN e substituindo o transistor óptico que detecta a posição "START" da chave. Feliz por não ter estragado isso.